Dicas

Conheça algumas de nossas dicas

Direção Defensiva:


CONCEITO
Direção defensiva é um estilo de pilotagem veicular onde o motorista tem especial preocupação com a segurança e economia. Tal preocupação não só em relação à sua condução, mas como a de terceiros. Um motorista que dirige defensivamente consegue prever o erro dos outros dando tempo para correções, dessa forma evita o envolvimento em acidentes e diminui consideravelmente o cometimento de infrações.

DICAS DA DIREÇÃO DEFENSIVA
Antes de viajar calibre adequadamente os pneus.
Coloque os pneus mais novos do lado onde está o motor.
Verifique se a quilometragem da troca do óleo não vai "passar" durante a viagem. Se for o caso troque o óleo antes de pegar a estrada.
Sempre viaje com o tanque cheio. Você nunca sabe o que vai encontrar pela frente.

Ao entrar numa rodovia ganhe velocidade pelo acostamento de forma a já entrar "embalado" na primeira pista. Desta forma você não fechará os demais veículos.
Para sair de uma rodovia diminua a velocidade gradativamente. Se houver desnível não faça uma manobra brusca, deslize o veículo suavemente para o lado.
Se o pneu furar numa ponte (via sobre mar ou rio) ou viaduto (via sobre terreno) ande com o pneu furado até o outro lado.
Jamais faça ultrapassagens em pontes ou viadutos.

Se o veículo derrapar para a direita, manobre para a para a esquerda e vice-versa.
Viajando à noite em rodovia de pista dupla, trafegue até 80 km/h. Essa é a velocidade proporcional à visão oferecida pelo farol.
No início da chuva, não ligue o limpador de imediato. A sujeira irá prejudicar a visão. Espere a água da chuva retirar a poeira do para-brisa por uns instantes.
Durante a chuva verifique pelo espelho retrovisor se os pneus de seu veículo estão deixando marcas nas pista. Se não estão, o veículo está aguaplanando (boiando sobre um véu de água), diminua a velocidade suavemente até as marcas voltarem.
Regule os faróis. Esse é um procedimento rápido e várias oficinas e seguradoras oferecem gratuitamente.
Segure o volante com as duas mãos, imitando os ponteiros de um relógio indicando dez minutos para as duas horas.
Use o retrovisor para controlar suas manobras mas também use para controlar as manobras dos outros.
Nunca ultrapasse pela direita. Se não der para ultrapassar pela esquerda desista da manobra.
Quando for viajar repouse pelo menos meia hora antes, faça refeições leves. Comida pesada, bebida alcoólica e cigarro diminuem os reflexos.
Sente-se dentro do veículo de forma confortável e que de a impressão de domínio do equipamento.
Ao manejar a alavanca de câmbio ou algum acessório, suas costas não devem se afastar do encosto.
Tenha todo o controle do veículo, leia o manual de instruções. No trânsito não dá tempo para verificar "para que serve esse botão?".
Faça as trocas de marcha no tempo certo. Trocar de forma antecipada faz o veículo perder velocidade, se trocar atrasado faz o veículo reduzir e dar trancos. Nas duas hipóteses há grande consumo de combustível.
Uma curva perfeita se faz assim: antes do início da curva diminua a velocidade para a compatível com a manobra. Durante a curva acelere gradativamente, isso fará o veículo "assentar" na pista.
Verifique rotineiramente as luzes de seu veículo; pisca-pisca, faróis, luz de ré e neblina (se tiver).
Conheça a autonomia de seu veículo, verifique se o volume de combustível dá para chegar ao destino com grande margem de segurança. No caso de dúvida abasteça.
Procure fazer algum curso de primeiro socorros. Isso pode ser útil para terceiros e para seus passageiros.
Cuidado para suas condições psicológicas, não dirija se estiver nervoso, deprimido, revoltado, estressado, sonado etc.
Se faz tratamento com algum remédio, verifique na bula se ele provoca sono ou diminuição de reflexos. Não dirija se for o caso.

Limpeza e conservação


LAVAGEM
Lave o seu carro toda semana, de preferência na sombra. Faça uma pré-lavagem para retirar a sujeira mais grossa usando apenas água e sabão/xampu neutro. Lave sempre de cima para baixo e enxagüe bem;
De seis em seis meses, leve a uma empresa especializada para uma lavagem completa (carroceria, interior, motor, caixa de rodas e monobloco). Se o carro for muito utilizado em estradas de terra, lave mensalmente.
Algumas sujeiras que caem no carro devem ser removidas rapidamente, pois são corrosivas e podem danificar o estado da pintura. Exemplo: frutas, piche, tinta, cimento, cocô de passarinho, etc.

PÁRA-CHOQUE
Lavar da mesma maneira que a lataria. Se for de plástico, aplique gel à base de vinil, que protege e dá brilho. Evitar produtos que tenha acetona, pois podem atacar o material plástico.

CERA
Se você mesmo for encerar, aplique uma pequena porção de cera com um pano limpo e esfregue com movimentos circulares. Espere secar, retire a cera e dê brilho com outro pano limpo, dê o lustro final com uma flanela. Existem empresas especializadas com equipamentos que aplicam a cera e dá lustro por igual.

POLIMENTO
O polimento com massa é indicado somente quando a pintura está queimada e sem brilho. Leve apenas em empresas especializadas em lavagem. Anualmente, leve seu carro à uma empresa para fazer a proteção da pintura com teflon, um enceramento conhecido como cristalização ou diamantação. O teflon deixa uma película que dá brilho e protege a pintura do sol e da maresia.

Sistema de Freios:


DICAS DE USO E MANUTENÇÃO
Verifique o nível de fluido de freio a cada 30 dias.
Troque o fluido de freios a cada 10000 km ou 12 meses.
O sistema de freio deve ser inspecionado a cada 10000 km.
Não sobrecarregar o veículo acima de sua capacidade especificada pelo fabricante.
Não alterar as configurações do freio, como substituir um componente por outro com características diferentes, como por exemplo o diâmetro.
Não alterar as características do veículo, como por exemplo a suspensão e rodas.
A manutenção no sistema de freio deve ser realizada por mecânicos credenciados para executarem serviços em freios.
O cuidado na manutenção do sistema de freio é essencial, pois muitas vidas dependem disto.